13º Fórum Nacional Oncoguia
Aconteceu entre os dias 9, 10 e 11 de maio, em Brasília, o 13º Fórum Nacional Oncoguia. Essa edição marcou o retorno do evento no formato presencial, com transmissão ao vivo para aqueles que não puderam ir à Capital Federal.
Foram 3 dias de evento, com relevantes debates, além do levantamento de propostas e soluções para oferecer o melhor tratamento a cada paciente oncológico, seja ele do SUS ou da Saúde Suplementar. O Fórum reuniu pacientes, familiares, representantes de instituições de saúde, entidades de classe, sociedades médicas, governo e gestores públicos.
Durante a abertura do Fórum, foi apresentada a pesquisa Oncoguia "Percepções e prioridades do câncer nas favelas”, que de forma pioneira e inédita, ouviu moradores de favelas brasileiras sobre câncer, sua incidência no ciclo social próximo, hábitos de saúde preventiva e prioridades consideradas para a saúde pública. A pesquisa foi realizada pelo DataFavela.
Temas importantes como biópsia, dificuldade de acesso ao diagnóstico e avanços no tratamento do câncer e os desafios de acesso na prática, foram debatidos entre os especialistas presentes. O evento também contou com uma programação focada em políticas públicas e saúde suplementar. Além de claro, dar voz ao paciente e realizar mesas sobre suas histórias e trajetórias com o câncer.
O evento foi encerrado com uma importantíssima mesa que marcou o compromisso firmado entre o Oncoguia e as principais sociedades médicas para fomentar o diagnóstico precoce do câncer! O “Compromisso pelo Diagnóstico Precoce do Câncer: Oncoguia e Sociedades Médicas de Especialidades”, foi firmado com a Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Sociedade Brasileira de Pneumologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Confira os principais destaques dos três dias de fórum: