A vulva
A vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos. A vulva inclui a abertura da vagina, os lábios maiores, os lábios menores e o clitóris. Externamente é revestida por pelos pubianos.
Em torno da abertura da vagina, existem dois conjuntos de dobras da pele. O conjunto interno, os lábios menores, são pequenos e sem pelos. O conjunto externo, os lábios maiores, possui pelos pubianos sobre a superfície externa. Os lábios menores e os lábios maiores são formados por tecido conjuntivo na parte central, sendo que nos lábios maiores existe mais tecido adiposo do que nos menores. Os lábios protegem a abertura da vagina e, logo acima, a abertura da uretra (o tubo curto que transporta a urina da bexiga ao exterior). As glândulas de Bartholin são encontradas apenas no interior da abertura da vagina, uma de cada lado. As glândulas de Bartholin produzem um líquido similar ao muco que atua como lubrificante durante a relação sexual.
Na parte da anterior da vagina, os lábios menores se encontram para formar uma pequena tampa de pele denominada prepúcio. O clitóris está sob o prepúcio. O clitóris é uma estrutura de tecido muito sensível que aumenta de tamanho durante a estimulação sexual. Os lábios menores também se encontram na parte posterior da abertura da vagina, formando a comissura posterior. O espaço entre a vagina e ânus é denominado períneo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/01/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.