Apoio Psicossocial no Enfrentamento do Câncer de Mama Avançado
Pessoas com câncer sabem que ter uma atitude positiva ajuda nos momentos difíceis, melhorando sua qualidade de vida e aumentando sua sobrevida.
Enfrentamento adequado da doença não é ter somente uma visão positiva. Pessoas com câncer devem ser incentivadas a ter uma expectativa realista sobre sua doença para poderem fazer boas escolhas e tomarem boas decisões sobre a enfermidade e seu cuidado. Não adianta que sejam pressionadas para serem positivas, é preciso que entendam e ajam de maneira consciente.
Uma pessoa com esperança verdadeira experimenta uma vasta gama de emoções negativas e positivas e apesar de todas as adversidades e dificuldades, tentará avançar na vida.
Conexão mente-corpo
Estamos nos tornando cada vez mais conscientes da importância de nosso corpo e mente trabalhando juntos na nossa saúde e na recuperação de doenças.
A conexão mente-corpo pode fazer uma significativa diferença para mulheres com câncer de mama, já que gerenciar seus pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes pode afetar a resposta do seu corpo ao tratamento.
Pesquisas nesta área conhecida como psiconeuroendrocrinoimunologia mencionam que práticas de conexão mente-corpo podem reduzir o estresse ou ansiedade, aumentar a imunidade, melhorar a qualidade de vida, ajudar a controlar os efeitos colaterais do tratamento e talvez aumentar o tempo de sobrevida.
Sinais de depressão
Para algumas pessoas, lidar com o câncer de mama pode levar à depressão grave e estresse emocional. Esses sentimentos podem ser mais fortes no primeiro ano após o diagnóstico. Se os sintomas abaixo durarem mais do que duas semanas, são sinais de depressão clínica e é muito importante conversar com um psicólogo ou um psicooncologista:
- Humor triste constante na maioria dos dias.
- Perda de prazer nas atividades que faz para se divertir.
- Perda de interesse em trabalho ou lazer.
- Falta de concentração.
- Insônia prolongada.
- Sensação de cansaço.
- Mudança nos hábitos alimentares.
- Afastamento dos amigos e familiares.
- Sentimentos de desesperança, inutilidade ou culpa.
- Pensamentos frequentes de morte ou um desejo de morrer.
Tratamento contra depressão
A depressão deve ser tratada, assim como o câncer de mama. O médico pode prescrever terapia antidepressiva de curto prazo, se a paciente está passando por um período difícil. No entanto, é importante conversar com o oncologista antes de tomar qualquer medicação contra depressão, pois alguns medicamentos podem interferir com os utilizados no tratamento do câncer de mama.