Estatísticas para câncer de mama
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados no Brasil 73.610 novos casos de câncer de mama. (Instituto Nacional de Câncer, 17/10/2024).
O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres de meia-idade e mais velhas. A idade média no momento do diagnóstico do câncer de mama é de 62 anos. Isso significa que metade das mulheres que desenvolvem câncer de mama terá 62 anos ou menos quando diagnosticadas. Uma pequena porcentagem de mulheres com câncer de mama tem menos de 45 anos.
Nos últimos anos, as taxas de incidência de câncer de mama aumentaram 0,6% ao ano. O aumento nas taxas de incidência é um pouco mais acentuado em mulheres com menos de 50 anos (1,0%).
O câncer de mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres. A chance de qualquer mulher morrer de câncer de mama é de cerca de 2,5%.
As taxas de mortalidade por câncer de mama vêm diminuindo constantemente desde 1989, para um declínio geral de 42% até 2021. Acredita-se que a diminuição nas taxas de mortalidade seja o resultado do diagnóstico precoce por meio de exames e maior conscientização da doença, bem como melhores tratamentos.
Algumas variações no câncer de mama podem ser vistas em grupos raciais e étnicos. Por exemplo:
- A idade média no diagnóstico é um pouco menor para mulheres negras (60 anos) em comparação com mulheres brancas (64 anos).
- Mulheres negras têm a maior taxa de mortalidade por câncer de mama. Acredita-se que isso ocorra em parte porque as mulheres negras têm um risco maior de câncer de mama triplo-negativo, mais do que qualquer outro grupo racial ou étnico. Fatores socioeconômicos também influenciam esse cenário.
- Em todas as idades, as mulheres negras têm mais probabilidade de morrer de câncer de mama do que qualquer outra raça ou grupo étnico.
- Mulheres brancas, asiáticas e das ilhas do Pacífico têm mais probabilidade de serem diagnosticadas com câncer de mama localizado do que as mulheres negras, hispânicas, indígenas americanas e nativas do Alasca.
- Mulheres asiáticas e das ilhas do Pacífico têm a menor taxa de mortalidade por câncer de mama.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.