Exames de imagem para diagnóstico do câncer de olho
Os principais exames utilizados para o diagnóstico e estadiamento do câncer de olho são:
- Ultrassom
Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.
Em caso de pacientes já diagnosticados com melanoma intraocular, o ultrassom também pode ser realizado para procurar localizar tumores no fígado, que é um local frequente de disseminação deste tipo de tumor.
Biomicroscopia ultrassônica. É um tipo especial de ultrassom que utiliza ondas sonoras de alta frequência, para criar imagens detalhadas da parte frontal do olho.
- Tomografia de coerência óptica
Esse exame é similar ao ultrassom, mas com o uso de ondas de luz para criar imagens detalhadas da parte posterior do olho.
- Angiografia fluorescente
Nesse procedimento é injetado um corante fluorescente na corrente sanguínea por via intravenosa, para demarcar os vasos sanguíneos e em seguida são realizadas imagens da parte posterior do olho. Isso permite que o médico visualize a parte interna do olho. Embora os melanomas não tenham uma aparência específica com esse exame, alguns outros problemas oculares podem ser mostrados. Esse exame é útil para diagnosticar tumores que possam ter se desenvolvido nas paredes dos vasos sanguíneos.
- Radiografia de tórax
O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação. A radiografia de tórax é utilizada para diagnosticar se a doença se disseminou para os pulmões.
- Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. Essa varredura é usada para verificar se a doença se disseminou além das estruturas próximas. Também pode ser usado para diagnosticar a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado.
- Ressonância magnética
Os exames de ressonância magnética são úteis para diagnosticar tumores oculares e a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado. A ressonância magnética fornece imagem detalhada dos tecidos moles no corpo usando ondas de rádio e ímãs em vez de radiação ionizante.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.