Fatores de risco para câncer de olho
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de olho tem algum fator de risco, muitas vezes, é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de olho:
- Raça. O risco de melanoma ocular é maior em brancos do que em negros, hispânicos ou asiáticos.
- Cor dos olhos. Pessoas com olhos claros são mais propensas a desenvolver melanoma uveal do que as pessoas com olhos e pele mais escuros.
- Idade e gênero. Melanomas oculares podem ocorrer em qualquer idade, mas o risco aumenta à medida que as pessoas envelhecem. O melanoma ocular é ligeiramente mais incidente em homens do que em mulheres.
- Doenças hereditárias. As pessoas que têm a síndrome do nevo displásico, ou seja, verrugas irregulares na pele têm um risco aumentado de melanoma de pele, o que pode aumentar o risco de desenvolver melanoma de olho. As pessoas com manchas marrons anormais na úvea (melanocitose oculodermal ou verruga Ota), também têm um risco aumentado de desenvolvimento de melanoma ocular, bem como de melanoma de pele, mesotelioma, câncer de rim e outros. Essa condição é provocada por uma alteração hereditária no gene BAP1 e tende a desenvolver cânceres agressivos que surgem em idades mais jovens.
- Pintas. Diferentes tipos de pintas no olho ou na pele têm sido associados a um risco aumentado de melanoma ocular uveal. No olho, esses incluem os nevos da coroide, da coroide gigante e da íris; na pele, incluem nevos atípicos, nevos comuns da pele e sardas. Uma condição do olho, conhecida como melanose adquirida primária, na qual os melanócitos no olho crescem excessivamente, é um fator de risco para o melanoma conjuntival.
- Histórico familiar. Melanomas oculares uveais podem ocorrer em algumas famílias, mas isso é raro e as razões genéticas para isso ainda estão sendo investigadas.
Fatores de risco não comprovados
- Exposição ao sol. Embora a exposição à radiação solar ou câmaras de bronzeamento têm sido sugeridas como um possível fator de risco para melanoma uveal ou conjutival do olho, não foi encontrada uma relação direta até o momento.
- Exposição ocupacional. Alguns estudos sugerem que soldadores podem ter um risco maior de melanoma ocular. Entretanto, mais estudos estão em andamento.
- Melanoma cutâneo. Alguns pacientes com melanoma ocular uveal têm histórico de melanoma de pele, mas ainda não se sabe se o melanoma cutâneo aumenta o risco de melanoma ocular.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.