O endométrio
O útero é um órgão oco, do tamanho e forma de uma pêra média. É no útero que o feto se desenvolve durante a gravidez. O útero tem duas partes principais:
- Corpo que é a parte superior do útero.
- Colo do útero que é a extremidade inferior e que se estende para dentro da vagina.
Embora o colo do útero seja tecnicamente parte do útero, quando as pessoas falam sobre câncer do útero, geralmente se referem ao corpo e não ao colo do útero.
O corpo do útero tem duas camadas:
- A camada externa de músculo é conhecida como miométrio. Essa camada espessa de músculo é necessária para as contrações no momento do parto. O revestimento externo do útero é a serosa.
- A camada interna ou revestimento chamado endométrio. Durante o ciclo menstrual da mulher, hormônios causam modificações no endométrio. O estrogênio faz com que o endométrio fique mais espesso para que ele possa nutrir o embrião se ocorrer uma gravidez. Em caso de não existir uma gestação, o estrogênio é fornecido em quantidades menores e mais progesterona é produzida. Isso faz com que o revestimento endometrial se desprenda do útero formando o fluxo menstrual (período). Este ciclo se repete até a menopausa.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 27/03/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.