Planos de Saúde: usuários podem colaborar com o aprimoramento dos serviços prestados

Na última terça, 11 de julho, os principais veículos de comunicação do país noticiaram a suspensão pela Agência Nacional de Saúde (ANS) de 37 operadoras que desrespeitaram os prazos máximos de atendimento estabelecidos por lei.

A medida - vale dizer - não prejudica os usuários e, como afirmou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "é necessária para proteger os beneficiários dos planos”.

Auditoria

A cada três meses os planos de saúde passam por uma auditoria que tem como um dos objetivos a observação do cumprimento dos prazos de atendimento estabelecidos. 

Saiba mais sobre os prazos de atendimento estabelecidos 
 
Para avaliar o desempenho dos planos, a ANS conta com uma voz fundamental: a do usuário. Poucos usuários, porém, sabem disso. Frente a negativas ou atrasos no atendimento, eles devem entrar em contato com a ouvidoria da ANS (0800 701 9656) e relatar o ocorrido. A informação é fundamental para a avaliação dos serviços oferecidos pelos planos de saúde e a punição aos que descumprem determinações.

Participação

O Instituto Oncoguia, por meio do Programa de Atendimento ao Paciente (PAP), registra diversas queixas de pacientes em relação à demora no atendimento dos planos de saúde e negativas de procedimentos.
 
"Percebemos que o usuário do Plano de Saúde, geralmente, não tem conhecimento sobre os canais que tem ao seu alcance para mudar a realidade em que se encontra. A ANS precisa dos relatos dos usuários, pois só assim poderá aprimorar os serviços oferecidos pelas operadoras de saúde”, explica o Diretor Jurídico da entidade, Tiago Farina Matos.

Ele acrescenta, que ao registrar reclamações sobre os serviços prestados pelos planos de saúde, o Oncoguia orienta os usuários a utilizarem os canais de comunicação que estão ao seu dispor. "Explicamos que é imprescindível ao usuário que se utilize desse instrumento disponibilizado pela ANS, pois assim estará contribuindo com o aprimoramento dos serviços prestados pelos planos de saúde”.

As principais reclamações dos usuários que entram em contato com o Oncoguia são relativas a agendamento com oncologista, quimioterapia, radioterapia, urgências, cirurgias e exames.
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