Suas Unhas: O Toque Final
As unhas costumam mostrar mais do que se imagina. Podem revelar deficiências nutricionais, níveis de estresse e até mesmo algumas doenças. Portanto, pessoas em tratamento do câncer precisam ter certas preocupações e cuidados com as unhas.
Durante a quimioterapia e a radioterapia a pele acaba ficando mais seca. Para evitar o ressecamento das unhas o ideal é usar um creme hidratante concentrado sobre as cutículas e unhas. Se mesmo assim suas unhas enfraquecerem e começarem a descamar, lixe-as com mais frequência. Para evitar que isso aconteça use luvas de borracha ao lavar louça ou executar qualquer outra tarefa que envolva o uso de produtos químicos.
Às vezes as unhas podem ficar com uma aparência opaca e as pontas escuras, conhecido como unhas de Terry. Já as unhas sulcadas são hereditárias e não é motivo para preocupação, mesmo durante o tratamento. Esses sulcos podem aparecer devido ao estresse. Se isso te incomodar aplique uma base niveladora nas unhas.
Mesmo que suas unhas enfraqueçam, tornem-se quebradiças ou desbotadas devido ao tratamento, resista às unhas postiças. A cola utilizada na aplicação das unhas postiças, bem como os produtos usados para removê-las, podem danificar ainda mais as suas unhas.
Se a aparência das suas unhas incomoda, você pode passar esmalte, mas com alguns cuidados. Evite ficar muitos dias seguidos com o mesmo esmalte, pois as unhas podem ressecar. Remova o esmalte com removedores sem acetona. Passe creme ou até mesmo óleo sobre as mãos e cutículas e espere alguns dias para pintá-las novamente.
Tenha cuidado se fizer as unhas com uma manicure, pois seu sistema imunológico está enfraquecido. Evite tirar as cutículas, pois elas protegem as unhas contra infecções. Certifique-se que todos os equipamentos não descartáveis estão esterilizados e limpos. Se possível, leve seu próprio kit (removedor, alicate, lixa, creme, base e esmalte).