Tipos de Osteossarcoma
Os osteossarcormas podem ser classificados quanto ao grau, que indica a probabilidade do tumor se disseminar para outros órgãos e ajuda a determinar o estágio da doença; e o tipo de tratamento a ser realizado.
Osteossarcomas de alto grau
Esse tipo de osteossarcoma tem crescimento rápido, não se parece com o osso normal e tem muitas células em processo de divisão. A maioria dos osteossarcomas que acomete crianças e adolescentes é de alto grau. Existem vários tipos de osteossarcomas alto grau:
- Osteoblástico.
- Condroblástico.
- Fibroblástico.
- Pequenas células.
- Telangiectásico.
- Justacortical.
- Secundário à doença de Paget.
- Extraesquelético.
- Secundário à irradiação.
Osteossarcomas de grau intermediário
São tumores mais raros que ficam entre os osteossarcomas de alto e baixo grau, tipo:
- Periosteal.
Osteossarcomas de baixo grau
Os osteossarcomas de baixo grau têm crescimento lento, se parecem com o osso normal e têm poucas células em divisão, quando vistos sob um microscópio, tipos:
- Parosteal.
- Intramedular ou intraósseo bem diferenciado.
Tumores ósseos malignos
O tumor de Ewing é o segundo tipo mais comum de tumor ósseo em crianças.
A maioria dos outros tipos de tumores ósseos são normalmente diagnosticados em adultos, sendo raros em crianças. Esses incluem:
- Condrossarcoma.
- Sarcoma pleomórfico indiferenciado (Histiocitoma fibroso maligno. ).
- Fibrosarcoma.
- Cordoma.
- Tumor de células gigantes.
Muitos tipos de câncer que começam em outros órgãos do corpo pode se disseminar para os ossos. Esses são muitas vezes referidos como tumores ósseos metastáticos. Por exemplo, o câncer de próstata que se disseminou para os ossos é ainda câncer de próstata e é tratado como câncer de próstata.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/10/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.