O Colo do Útero
O útero é um órgão fibromuscular em forma de pera invertida, localizado na cavidade pélvica. Recebe as tubas uterinas na região lateral e mais abaulada (cranial) e continua à parte inferior até alcançar a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus.
O colo do útero tem forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior continua com o corpo do útero. A extremidade inferior, cônica, termina fazendo protrusão na porção superior da vagina (porção vaginal do colo).
As características anatômicas, funcionais, histológicas e patológicas tornam o colo do útero de grande importância para a saúde da mulher. Assim como o corpo do útero, acha-se tunelizado no centro, formando o canal do colo do útero (canal cervical), que tem forma cilíndrica e comunica a cavidade endometrial com a vaginal.
Os dois tipos principais de células que cobrem o colo do útero são as células espinocelulares (no exocervice) e as células glandulares (no endocervice). O local onde estes dois tipos de células se encontram é denominada zona de transição, e onde a maioria dos cânceres de colo de útero se origina.
Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)