O pâncreas
O pâncreas é uma glândula de 15 cm de extensão localizada no centro do abdômen, atrás do estômago, próximo ao duodeno e baço. Sua forma é similar a um peixe, com uma cabeça larga, um corpo afilado e uma cauda estreita e pontiaguda.
O pâncreas possui dois tipos principais de células:
- Células exócrinas. A maioria das células do pâncreas forma as glândulas e os ductos exócrinos. As glândulas exócrinas produzem as enzimas pancreáticas que são liberadas no intestino para a digestão dos alimentos.
- Células endócrinas. As células endócrinas constituem uma porcentagem muito menor das células no pâncreas. Essas células produzem os hormônios, insulina e glucagon, que regulam os níveis de glicose e os liberam diretamente no sangue. Os tumores neuroendócrinos de pâncreas começam nas células endócrinas.
As células exócrinas e as endócrinas do pâncreas formam tipos completamente diferentes de tumores, por isso é importante distinguir os cânceres de pâncreas exócrinos e endócrinos, uma vez que eles têm fatores de risco e causas distintos, diferentes sinais e sintomas, são diagnosticados por meio de exames diferentes, são tratados de forma diferente e têm diferentes prognósticos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 11/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.