Os Ossos
Muitas pessoas têm a ideia de que os ossos são apenas uma parte do esqueleto. Mas, na verdade, os ossos têm uma série de funções importantes, por exemplo:
- Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.
- Os ossos dos braços e pernas funcionam como uma estrutura de suporte para os músculos permitindo os movimentos. Esses são denominados ossos longos.
- Os ossos produzem novas células sanguíneas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) na medula óssea.
- Os ossos proveem ao corpo um local para armazenar minerais como cálcio e fósforo.
Os ossos são duros e não mudam sua forma quando atingem a idade adulta. No corpo temos 206 ossos formados por matriz óssea e por:
- Osteoblastos. São as células responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz, ou seja, colágeno tipo I, proteoglicanos e glicoproteínas. Concentram fosfato de cálcio e participam da mineralização óssea.
- Osteoclastos. São células gigantes, intensamente ramificadas. Elas secretam para dentro da matriz óssea íons de hidrogênio, colagenases e hidrolases, digerindo a matriz óssea e dissolvendo os cristais de sais de cálcio. A atividade dessas células é comandada pela calcitonina e pelo paratormônio.
Ao depositar ou retirar os minerais dos ossos, os osteoblastos e osteoclastos também controlam a quantidade desses minerais no sangue.