Diagnóstico do Câncer Infantil
É difícil diagnosticar imediatamente o câncer em crianças, uma vez que os sintomas podem sobrepor-se às doenças e ferimentos comuns da infância. As crianças muitas vezes ficam doentes ou apresentam hematomas que podem mascarar os sinais precoces do câncer. Os pais devem levar seus filhos a consultas clínicas regulares e estar atentos a quaisquer sinais e sintomas incomuns e que persistam. Esses sinais e sintomas incluem:
- Nódulo ou inchaço incomum.
- Palidez inexplicada e perda de energia.
- Repetidas contusões.
- Dor progressiva.
- Andar mancando.
- Febre inexplicada ou doença que não melhora.
- Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos.
- Alterações súbitas de visão.
- Perda de peso súbita e inexplicada.
A maioria desses sintomas é muito mais propensa de serem provocados por outras razões, como uma lesão ou infecção. Ainda assim, se o seu filho tem algum desses sintomas, consulte seu médico para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciado tratamento.
Algumas crianças podem ter uma chance maior de desenvolver um tipo específico de câncer em função de alterações em certos genes herdados de um dos pais. Essas crianças devem ter acompanhamento médico regular para avaliar os sinais da doença e realizar exames específicos para diagnosticar precocemente a enfermidade.
Fonte: American Cancer Society (14/10/2019)