A glândula salivar
As glândulas salivares são estruturas especializadas localizadas a cada lado da face. As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.
Os dois principais tipos de glândulas salivares são as glândulas salivares maiores e as glândulas salivares menores.
Glândulas salivares maiores
Existem três pares de glândulas salivares maiores:
- Glândulas parótidas. São encontradas em ambos os lados da face, abaixo e diante das orelhas. A maioria dos tumores de glândulas salivares se inicia na parótida, sendo a maior parte desses tumores benigna, no entanto é o local onde se desenvolvem a maioria dos tumores malignos.
- Glândulas submandibulares. Essas glândulas se encontram na parte interna da mandíbula. Elas secretam a saliva sob a área da língua.
- Glândulas sublinguais. São encontradas sob o assoalho da boca e por baixo de cada lado da língua.
Glândulas salivares menores
Além disso, existem várias centenas de glândulas salivares menores que são extremamente pequenas. Essas glândulas estão localizadas abaixo do revestimento dos lábios, palato, língua, no interior das bochechas, nariz, seios paranasais e laringe. Os tumores nessas glândulas são raros, mas na maioria das vezes são malignos. Os tumores de glândulas salivares menores ocorrem com mais frequência no céu da boca (palato duro e mole).
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.