O sistema linfático
O sistema linfático é formado pelo tecido linfoide, os vasos linfáticos e a linfa. O tecido linfoide inclui os nódulos linfáticos e os órgãos que fazem parte do sistema imunológico, como baço e medula óssea.
O tecido linfoide é formado por vários tipos de células do sistema imunológico que atuam no combate às infecções. Os principais tipos de linfócitos são:
- Linfócitos B. As células B produzem os anticorpos que protegem o organismo de bactérias e vírus, produzindo proteínas denominadas anticorpos. Os anticorpos se ligam aos germes, marcando-os para serem destruídos por outras células do sistema imunológico.
- Linfócitos T. Existem vários tipos de células T, com funções distintas. Algumas atuam diretamente na destruição das células infectadas por vírus, fungos ou alguns tipos de bactérias. As células T têm a função de estimular ou retardar a atividade de outras células do sistema imunológico.
Órgãos do sistema linfático
O tecido linfoide é encontrado em diversas partes do corpo, dessa forma os linfomas podem se desenvolver em qualquer lugar. Os locais principais são:
- Linfonodos. São estruturas, do tamanho de feijões, constituídos principalmente de linfócitos e encontrados por todo o corpo (caixa torácica, abdome e pelve). Eles, algumas vezes, podem ser apalpados sob a pele no pescoço, axilas e virilhas. Os linfonodos estão ligados por um sistema de vasos linfáticos, que funciona de forma similar às veias do corpo, só que em vez de transportar o sangue, transportam a linfa e os linfócitos. Os linfonodos possuem a característica de aumentar de tamanho quando estão combatendo uma infecção. Nesses casos, são chamados nódulos reativos ou hiperplásicos e, muitas vezes, se tornam sensíveis ao toque. Um linfonodo aumentado nem sempre é sinal de um problema sério. Pessoas com dor de garganta ou resfriados frequentemente sentem um aumento nos linfonodos do pescoço. No entanto, um linfonodo aumentado também é o sinal mais comum de um linfoma.
- Baço. É um órgão localizado na parte superior da cavidade abdominal, do lado esquerdo do corpo. O baço produz linfócitos e outras células do sistema imunológico para ajudar a combater a infecção. Também armazena células sanguíneas saudáveis e filtra células danificadas do sangue, bactérias e resíduos de células.
- Medula óssea. É o tecido esponjoso dentro dos ossos, onde as novas células sanguíneas (incluindo alguns linfócitos) são produzidas.
- Timo. O timo é um pequeno órgão localizado na parte superior do tórax atrás do esterno e em frente ao coração. É importante no desenvolvimento dos linfócitos T.
- Adenoides e amígdalas. Localizadas na parte posterior da garganta produzem anticorpos contra os germes que podem ser inalados ou ingeridos. Elas são fáceis de serem visualizadas quando aumentam de tamanho durante uma infecção, o que ocorre frequentemente em crianças.
- Trato digestivo. O estômago e os intestinos, assim como muitos outros órgãos, também são constituídos por tecido linfoide.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.