Sinais e sintomas do câncer de pele de células de Merkel
O câncer de pele de células de Merkel geralmente começa em áreas da pele expostas ao sol, como face, pescoço, braços e pernas, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Muitas vezes aparece, inicialmente, como uma protuberância indolor de cor rosa, vermelha ou roxa. Às vezes, a parte superior do tumor pode romper e sangrar.
Esses tumores podem crescer rapidamente, se disseminando como novos nódulos na pele adjacente e para os linfonodos próximos. Às vezes pode ser visto ou sentido como nódulos sob a pele.
O câncer de pele de células de Merkel é raro e pode se parecer, no início, com muitos outros tipos de câncer de pele mais frequentes ou com outros problemas de pele. Em função disso, os médicos geralmente não suspeitam de câncer de pele de células de Merkel e, muitas vezes, o diagnóstico só é confirmado pela biópsia.
É muito importante que qualquer novo crescimento, alterações em nódulos, inchaços ou manchas na pele sejam examinadas por um médico o mais rapidamente possível, para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento. Quanto mais cedo qualquer tipo de câncer de pele for diagnosticado, maior a chance de ser tratado de forma eficaz.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.