Fatores de risco para leucemia linfoide aguda (LLA)
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de desenvolver uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco.
Mas ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. E muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com leucemia linfoide aguda tem algum fator de risco, é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Existem alguns fatores de risco conhecidos para a leucemia linfoide aguda:
- Exposição às radiações. Evidências em sobreviventes das bombas atômicas e acidentes de reatores nucleares mostram que a exposição às radiações ionizantes têm um risco aumentado de desenvolver tanto a leucemia linfoide aguda, como a leucemia mieloide aguda.
- Exposição a produtos químicos. A exposição a agentes quimioterápicos e determinados produtos químicos, incluindo benzeno, aumentam o risco de uma pessoa desenvolver leucemia linfoide aguda. O benzeno é usado em muitas indústrias na fabricação de vários produtos, e, também, está presente na fumaça do cigarro, bem como algumas colas, produtos de limpeza, detergentes, material de arte e decapantes.
- Infecções virais. A infecção pelo vírus HTLV-1 pode causar um tipo raro de leucemia linfoide aguda de células T.
- Síndromes hereditárias. A leucemia linfoide aguda não parece ser uma doença hereditária, por isso o risco de uma pessoa não aumenta se um membro da família tem a doença. Mas existem algumas síndromes hereditárias com alterações genéticas que aparentemente aumentam o risco de leucemia linfoide aguda, como síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, anemia de Fanconi, síndrome de Bloom, ataxia-telangiectasia, síndrome de Li-Fraumeni e neurofibromatose.
- Idade. A leucemia linfoide aguda é mais provável de ocorrer em crianças e em adultos com mais de 50 anos.
- Etnia. A leucemia linfoide aguda é mais frequente em brancos do que em negros, mas as razões para isso não estão claras.
- Gênero. Em geral, o risco de leucemia linfoide aguda é maior em homens do que em mulheres, mas a razão disso é desconhecida.
- Gêmeo idêntico com leucemia linfoide aguda. Esse risco é limitado ao primeiro ano de vida, devido as células de leucemia serem passadas de um feto para o outro, enquanto a criança ainda está no útero.
Outros fatores, ainda não totalmente esclarecidos incluem: exposição a campos eletromagnéticos, exposição a diesel, gasolina e pesticidas, cigarro e a tinturas de cabelo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.