Gerenciando seus pensamentos
As pessoas afetadas pelo câncer podem se encontrar repetindo os mesmos pensamentos angustiantes sobre o passado, presente ou futuro. Ignorar tais pensamentos ou tentar se distrair pode funcionar no início, mas eles geralmente retornam quando você não está mais distraído – por exemplo, no meio da noite ou no início da manhã.
As estratégias listadas abaixo podem ser um ponto de partida útil se você estiver achando difícil controlar seus pensamentos. Para saber mais, você pode explorar recursos como aplicativos e podcasts ou buscar o suporte de um profissional.
Identifique de onde vêm os pensamentos
Pergunte a si mesmo se seus pensamentos são resultado de uma crença subjacente, como “O mundo deveria ser um lugar justo”, “Se não posso fazer tudo o que costumava fazer, sou inútil” ou “Sou um fardo à minha família e amigos”. Ou talvez você tenda a dar um significado pessoal a tudo o que está acontecendo, mesmo aos eventos que estão fora de seu controle. Por exemplo, se você chegar ao centro de tratamento e não conseguir encontrar uma vaga para estacionar, você pode pensar: “Nada nunca dá certo para mim. Não sei por que estou me incomodando com o tratamento, sei que não vai funcionar.”
Ouça seu próprio conselho
Pense em alguém que você ama e imagine o que você diria a essa pessoa se ela se sentisse da mesma maneira.
Conheça seus pensamentos
Pergunte a si mesmo se você está tirando conclusões precipitadas ou exagerando os pontos negativos. Em caso afirmativo, há algo que você possa fazer para mudar a situação ou melhorá-la?
Escreva seus pensamentos
Isso ajuda a desacelerar seu pensamento e facilita o foco. Também pode ajudá-lo a descobrir se um pensamento é baseado em fatos, realista ou útil.
Reconheça os pequenos pontos positivos
Alguns dias pode ser difícil encontrar algo positivo. Isso é compreensível, mas se você se sente assim todos os dias, verifique se está ignorando pequenas conquistas ou acontecimentos felizes. Algumas pessoas têm o hábito de escrever três coisas boas que lhes aconteceram todos os dias. Esses não precisam ser grandes eventos da vida – podem ser apenas um sorriso encorajador de um radiologista ou uma boa conversa com uma recepcionista em um dia difícil.
Pratique deixar seus pensamentos irem e virem
É importante lembrar que os pensamentos são passageiros. Tendemos a notar alguns, mas há muitos que não notamos. Tente deixar seus pensamentos irem e virem sem se prender a eles. Você pode imaginar que são nuvens no céu ou folhas flutuando em um riacho.
Seja gentil consigo mesmo
Use pensamentos encorajadores para superar as dificuldades, em vez de se criticar (por exemplo, você pode se parabenizar por passar por uma sessão de tratamento). Isso não é natural para a maioria das pessoas, mas conselheiros e psicólogos podem ensinar técnicas para ajudá-lo a ser mais gentil consigo mesmo.
Procure ajuda profissional
Psicólogos, psico-oncologistas, psiquiatras e outros profissionais de saúde são treinados para ajudar as pessoas a lidar com seus sentimentos. Verifique qual tipo de suporte tem disponível no local onde você se trata ou peça uma indicação ao seu médico.