Câncer de pâncreas
Tipos de câncer de pâncreas
Adenocarcinoma de pâncreas. Aproximadamente 95% dos casos de câncer de pâncreas exócrinos são adenocarcinomas. Esses cânceres geralmente começam nos ductos pancreáticos, mas às vezes se desenvolvem a partir das células que produzem as enzimas pancreáticas (carcinomas de células acinares).
Tipos menos comuns de câncer exócrino. Os tipos menos frequentes incluem carcinomas adenoescamosos, carcinomas de células escamosas, carcinomas de células em anel de sinete, carcinoma indiferenciado de células gigantes e carcinomas indiferenciados.
Carcinoma da ampola de Vater. Esse tipo de câncer começa na ampola de Vater, onde o ducto biliar e o ducto pancreático se juntam antes de formar um conduto só e chegar ao intestino delgado. Os cânceres ampulares não são tecnicamente cânceres de pâncreas, mas estão incluídos neste tópico porque seus tratamentos são muito semelhantes ao desse tipo de neoplasia. Esse câncer frequentemente bloqueia o ducto biliar, provocando icterícia (pele e olhos amarelados). É normalmente diagnosticado em estágio mais inicial do que a maioria dos cânceres de pâncreas, e geralmente tem um prognóstico melhor.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 11/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.