O que é leucemia mieloide crônica (LMC)
Leucemia é o câncer das células brancas do sangue (leucócitos), de origem, na maioria das vezes, desconhecida, começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo.
Leucemia é o câncer das células brancas do sangue (leucócitos), que começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo, de origem, na maioria das vezes, desconhecida.
As leucemias se dividem nos dois principais grupos de leucócitos:
- Leucemia linfoide. Tem comprometimento da linhagem linfoide
- Leucemia mieloide. Tem comprometimento da linhagem mieloide
Patologicamente a leucemia é dividida em:
- Leucemia aguda. Caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue.
- Leucemia crônica. Caracterizada pelo aumento de células maduras, mas anormais.
Isso gera quatro tipos de leucemias:
- Leucemia Linfoide Aguda (LLA).
- Leucemia Linfoide Crônica (LLC).
- Leucemia Mieloide Aguda (LMA).
- Leucemia Mieloide Crônica (LMC).
Discutiremos aqui a leucemia mieloide crônica (LMC) ou leucemia mieloblástica crônica que é um câncer que se inicia medula óssea e invade o sangue periférico. É um câncer adquirido envolvendo o DNA na medula óssea, portanto não está presente no momento do nascimento.
Na leucemia mieloide crônica ocorre uma alteração genética numa versão imatura das células mieloides, as células que produzem os glóbulos vermelhos, plaquetas e a maioria dos tipos de células brancas do sangue. Essa alteração forma um gene anormal denominado BCR-ABL, que transforma a célula em células de leucemia mieloide crônica. As células leucêmicas crescem e se dividem, acumulando-se na medula óssea e espalhando-se para o sangue. Com o tempo, essas células podem se instalar em outras partes do corpo, como o baço.
A maioria dos casos de leucemia mieloide crônica ocorre em adultos, mas muito raramente também pode acontecer em crianças.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/06/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.