Diagnóstico do câncer de pâncreas
Alguns sinais e sintomas podem sugerir que uma pessoa tem câncer de pâncreas, mas será necessário realizar exames complementares e biópsias para confirmar o diagnóstico.
Histórico clínico e exame físico
Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar e outras condições clínicas.
Será realizado um exame físico completo com foco principalmente no abdômen para verificar quaisquer massas ou acúmulo de líquidos. A pele e a parte branca dos olhos serão examinadas quanto à presença de icterícia. Os tumores que bloqueiam a via biliar também podem causar aumento da vesícula biliar, que pode às vezes ser palpada no exame físico. O câncer de pâncreas também pode se disseminar para o fígado, o que pode aumentar o tamanho deste órgão.
Se durante o exame o médico suspeitar de algo provavelmente solicitará mais exames para poder confirmar (ou não) o diagnóstico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/01/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.