Tumor carcinoide gastrointestinal
Os tumores carcinoides gastrointestinais são um tipo de câncer que se forma no revestimento do trato gastrointestinal (GI).
Tumores neuroendócrinos (carcinoides)
Os tumores neuroendócrinos (TNEs) são geralmente de crescimento lento e podem se disseminar para outras partes do corpo. Eles são classificados pelo grau do tumor, que descreve a rapidez com que se desenvolve e dissemina:
- Grau 1 (baixo grau). Têm células que se parecem mais com as células normais e não se multiplicam rapidamente.
- Grau 2 (grau intermediário). Apresentam características entre os tumores de baixo e alto grau.
- Grau 3 (alto grau). Têm células que parecem muito anormais e se multiplicam mais rapidamente.
Os tumores de grau 1 ou grau 2 são denominados tumores neuroendócrinos gastrointestinais. Esses cânceres tendem a crescer lentamente e podem se disseminar para outras partes do corpo.
Os tumores grau 3 são denominados carcinomas neuroendócrinos GI e tendem a crescer e se disseminar rapidamente, podendo se espalhar para outras partes do corpo.
Outros tipos de tumores gastrointestinais
Os tumores neuroendócrinos (carcinoides) são diferentes dos tumores mais frequentes do trato GI. A maioria dos tumores do trato GI se inicia nas células glandulares que segregam o muco e constituem o revestimento interno do sistema digestivo.
Os tumores neuroendócrinos pancreáticos não são os mesmos que os tumores carcinoides. Eles têm um prognóstico diferente e respondem de forma diferente ao tratamento.
Esses tumores diferem bastante dos tumores carcinoides quanto aos sintomas, prognóstico e tratamento. Por estas razões, é importante conhecer o tipo exato de tumor.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/09/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.