Sobre o câncer de nasofaringe
O câncer de nasofaringe se inicia na região que está localizada na parte superior da garganta e posterior do nariz, próxima à base do crânio.
Vários tipos de tumores podem se desenvolver na nasofaringe. Alguns desses tumores são benignos, mas outros podem ser malignos. É importante discutir com o seu médico qual o tipo de tumor no seu caso.
Carcinoma de nasofaringe
O câncer mais frequente na nasofaringe é o carcinoma de nasofaringe. O carcinoma é o câncer que se inicia nas células epiteliais que revestem as superfícies dos órgãos do corpo.
Existem diferentes tipos de câncer de nasofaringe, mas todos começam a partir das células epiteliais que revestem a região:
- Carcinoma de células escamosas queratinizado.
- Carcinoma diferenciado não queratinizado.
- Carcinoma indiferenciado não queratinizado.
- Carcinoma basocelular escamoso.
O tratamento é o mesmo para todos os tipos de carcinoma de nasofaringe, mas de forma geral, o estadiamento da doença é mais importante do que o tipo de carcinoma para determinar o prognóstico do paciente. Pesquisas estão sendo realizadas para avaliar o uso dos níveis de DNA no vírus Epstein-Barr para também prever o prognóstico de um paciente quando o tumor está relacionado ao vírus Epstein-Barr.
Outros tipos de câncer de nasofaringe
- Linfomas. Cerca de 5% dos cânceres que se iniciam na nasofaringe são linfomas. Os linfomas estão relacionados com os linfócitos que fazem parte do sistema imunológico.
- Sarcomas e melanomas. Representam menos de 5% dos cânceres que se iniciam na nasofaringe. Esses tumores não começam nas células epiteliais como os outros tipos de carcinomas de nasofaringe.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.