Prós e contras da radioterapia
A radioterapia pode ser utilizada para tratar muitos tipos de câncer, isoladamente ou em combinação com outros tipos de tratamentos. Ela pode ser usada:
- Para tratar um câncer ou prevenir a recidiva do tumor.
- Como tratamento paliativo quando não é possível eliminar o tumor.
- Antes da cirurgia para ajudar a reduzir o tumor.
- Após a cirurgia para tratar as células cancerígenas remanescentes.
- Em combinação com o tratamento quimioterápico.
Benefícios (prós)
Se a radioterapia for indicada pelo médico como parte de seu tratamento, os benefícios potenciais podem incluir:
- Menor impacto na sua rotina de vida diária.
- Não há necessidade de internação hospitalar, já que, na maioria dos casos, as sessões de tratamento são realizadas em regime de ambulatório.
- Normalmente, a sessão leva menos de uma hora e, às vezes, o tempo entre entrar na sala de espera e deixar o hospital ou clínica chega a menos do que 15 minutos.
Riscos (contras)
- Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia. Durante o tratamento, alguns pacientes podem apresentar diferentes efeitos colaterais, que dependem da região que está sendo tratada. Em geral, esses efeitos, caso ocorram, podem ser controlados e cessam com o término do tratamento.
Texto originalmente publicado nos sites American Cancer Society (27/12/2019), National Cancer Institute (08/01/2019) e Cancer.net (08/2020), livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.