Tumores cerebrais em crianças
Os tumores cerebrais são o resultado do crescimento fora de controle de células anormais. Na maioria dos outros órgãos do corpo, é muito importante fazer a distinção entre tumores benignos e malignos. Os tumores benignos não invadem os tecidos vizinhos ou se disseminam para outros órgãos. Uma das principais características do câncer é que ele pode se disseminar por todo o corpo.
Embora os tumores cerebrais raramente se disseminem para outros órgãos, a maioria pode se disseminar através do próprio tecido cerebral e pelo tecido da medula espinhal. Mesmo os chamados tumores benignos podem, à medida que crescem, destruir e comprimir o tecido normal do cérebro, causando danos que, muitas vezes, são incapacitantes e por vezes fatais. Por esta razão, os médicos costumam falar de tumores cerebrais em vez de câncer do cérebro.
As principais preocupações com os tumores cerebrais e da medula espinhal são:
- Rapidez com que se desenvolvem.
- Facilidade com que podem se disseminar para a medula espinhal ou pelo próprio cérebro.
- Se eles podem ser removidos ou tratados e não recidivarem.
Os tumores da medula espinhal e do cérebro são diferentes em adultos e crianças. Eles costumam se formar em diferentes locais, se desenvolver a partir de diferentes tipos de células e podem ter diferentes prognósticos e tipos de tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/06/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.