Sobre o neuroblastoma
O neuroblastoma é um câncer que se inicia nos neuroblastos do sistema nervoso simpático.
- A maioria dos neuroblastomas começa no abdômen, nas glândulas suprarrenais ou nos gânglios nervosos simpáticos.
- A maior parte do restante dos neuroblastomas começa nos gânglios simpáticos próximos à coluna vertebral, torácica, lombar ou na pelve.
- Raramente o neuroblastoma pode ter se disseminado no momento do diagnóstico, de modo que não seja possível identificar exatamente onde se iniciou.
Alguns neuroblastomas crescem e se disseminam rapidamente, enquanto outros crescem lentamente. Às vezes, em crianças muito jovens, as células cancerígenas morrem sem qualquer causa e o tumor desaparece por conta própria. Em outros casos, as células, no seu próprio amadurecimento em células ganglionares normais param de se dividir. Isso faz com que o tumor se torne um ganglioneuroma.
Outros tumores do sistema nervoso autônomo
Nem todos os tumores do sistema nervoso autônomo em crianças são malignos:
- Ganglioneuroma. É um tumor benigno composto por gânglios e células nervosas.
- Ganglioneuroblastoma. É um tumor que tem tanto partes malignas como benignas. Ele contém neuroblastos imaturos (células nervosas) que podem crescer e se disseminar de forma anormal, semelhante às do neuroblastoma, assim como áreas de tecidos mais maduras que são parecidas aos ganglioneuromas.
Os ganglioneuromas geralmente são removidos por cirurgia e analisados cuidadosamente sob um microscópio para se ter certeza de que eles não têm áreas de células malignas, o que o tornaria um ganglioneuroblastoma. Se o diagnóstico final é ganglioneuroma, não é necessário outro tratamento. Se for um ganglioneuroblastoma, é tratado da mesma forma que um neuroblastoma.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.