Diagnóstico do neuroblastoma
Os neuroblastomas são normalmente diagnosticados como resultado da presença de sinais ou sintomas na criança. Se houver suspeita de um tumor, serão solicitados alguns exames para confirmação e estadiamento da doença.
Histórico clínico e exame físico
Se o seu filho apresenta sinais e sintomas que sugerem um neuroblastoma, durante a consulta será perguntado seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, que é muito importante, e outras condições clínicas.
Em seguida, o médico examinará seu filho, com especial atenção a qualquer sinal de um neuroblastoma e outros problemas de saúde. O médico examinará o corpo da criança para descobrir a presença de qualquer massa anormal, nódulos subcutâneos ou aumento da pressão arterial. Os neuroblastomas, às vezes, podem crescer perto da medula, assim o médico prestará atenção aos movimentos e força nos braços e pernas da criança.
Alguns sinais que poderiam ser causados por neuroblastoma, como febre e aumento dos gânglios linfáticos, são muito mais propensos a serem provocados por uma infecção, de modo que o médico pode procurar primeiro outros sinais de uma doença infecciosa.
Se o médico suspeitar que um neuroblastoma possa estar causando os sintomas, será solicitada uma biópsia para elucidação diagnóstica.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para neuroblastoma
- Detecção precoce do neuroblastoma
- Grupos de risco para neuroblastoma
- Estadiamento do neuroblastoma
- Biópsia para diagnóstico do neuroblastoma
- Exames de imagem para diagnóstico do neuroblastoma
- Exames de laboratório para diagnóstico do neuroblastoma
- Sinais e sintomas do neuroblastoma