Diagnóstico dos tumores pituitários
Os tumores da hipófise são geralmente diagnosticados quando uma pessoa relata ao médico os sinais e sintomas que vem apresentando. Se há uma razão para suspeitar que você possa ter um tumor na hipófise, será necessária a realização de exames e biópsias para confirmar o diagnóstico.
Histórico clínico e exame físico
Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas.
O médico poderá perguntar sobre síndromes genéticas hereditárias, como neoplasia endócrina múltipla, tipo I (MEN1).
Será realizado um exame físico para procurar possíveis sinais de um tumor na hipófise ou outros problemas de saúde, podendo incluir um exame para procurar problemas no sistema nervoso que poderiam ser causados por um tumor.
Se houver suspeita de um tumor na hipófise, o médico pode encaminhá-lo a um oftalmologista para verificar a sua visão, uma vez que os tumores da hipófise podem lesionar os nervos ópticos.
Se os sinais e sintomas apresentados sugerirem que o paciente possa ter um tumor na hipófise, serão solicitados exames de imagem, de laboratório e biópsias, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/10/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.