Tumor de Wilms
Os tumores de Wilms são cânceres que se iniciam nos rins. Cerca de 90% dos cânceres de rim em crianças são tumores de Wilms.
A maioria dos tumores de Wilms é unilateral, o que significa que afeta apenas um rim. Frequentemente só existe um tumor, mas 5% a 10% das crianças com tumores de Wilms têm mais do que um tumor no mesmo rim. Por outro lado cerca de 5% das crianças com tumor de Wilms têm doença bilateral (em ambos os rins).
Os tumores de Wilms, muitas vezes crescem e alcançam grandes volumes antes de serem percebidos. Em média, os tumores de Wilms quando diagnosticados já são maiores que o próprio rim onde se desenvolveram. No entanto, a maioria desses tumores é diagnosticada antes de se disseminarem para outros órgãos.
Tipos de tumor de Wilms
Os tumores de Wilms são classificados em dois tipos principais, dependendo de sua histologia:
- Histologia favorável. As células nesse tumor não parecem completamente normais, mas não existe anaplasia. Mais de 90% dos tumores de Wilms tem uma histologia favorável. A chance de cura para crianças com esses tumores é muito boa.
- Histologia desfavorável. Quando a aparência das células cancerígenas é amplamente variável e seus núcleos tendem a serem grandes e distorcidos são denominadas células anaplásicas. Quanto mais anaplasia tiver o tumor, mais difícil a sua cura.
Outros tipos de câncer de rim em crianças
Em casos raros, as crianças podem desenvolver outros tipos de tumores renais:
- Nefroma mesoblástico. Esses tumores geralmente aparecem nos primeiros meses de vida. As crianças são geralmente curadas com cirurgia, mas, algumas vezes, é administrada também quimioterapia. As crianças que tiveram estes tumores precisam ser acompanhadas de perto durante o primeiro ano após o término do tratamento.
- Sarcoma de células claras de rim. Esses tumores são muito mais propensos a se disseminarem para outras partes do corpo do que os tumores de Wilms, e são mais difíceis de serem curados. Como esses tumores são raros, o tratamento, muitas vezes, é realizado como parte de um estudo clínico. Geralmente é similar ao tratamento intensivo dos tumores de Wilms com histologia desfavorável.
- Tumor rabdoide de rim. Esses tumores ocorrem mais frequentemente em crianças e bebês. Eles tendem a se espalhar para outras partes do corpo rapidamente, e na maioria dos casos já está disseminado quando diagnosticado, o que torna difícil sua cura. Como esses tumores são raros, o tratamento pode ser realizado como parte de um estudo clínico, geralmente incluindo quimioterapia com a combinação de vários medicamentos.
- Carcinoma de células renais. Este é o tipo mais frequente de câncer de rim em adultos, mas também contribui para um pequeno número de tumores renais em crianças. É raro em crianças pequenas, mas é mais frequente do que o tumor de Wilms em adolescentes.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.