Sarcoma uterino
Os sarcomas são cânceres que começam a partir de tecidos como o músculo, gordura, osso e tecido fibroso. Os tumores que se iniciam nas células epiteliais, as células que revestem a maioria dos órgãos, são denominados carcinomas.
Mais de 95% dos tumores malignos do útero são carcinomas. Se um carcinoma se forma no colo do útero é chamado de carcinoma de colo do útero. Os carcinomas que começam no endométrio, o revestimento do útero, são denominados carcinomas de endométrio.
Outro tipo de câncer que começa no útero é o carcinossarcoma. Esses tumores se iniciam no endométrio e têm características tanto de sarcomas como de carcinomas. Esses tumores são também conhecidos como tumores mesodermais mistos ou tumores mullerianos mistos malignos.
Os sarcomas uterinos são classificados conforme o tipo de célula da qual se desenvolvem:
- Leiomiossarcoma uterino. Esses tumores começam na camada muscular do útero (miométrio), sendo o tipo mais frequente. Esse tipo pode crescer e se disseminar rapidamente.
- Sarcoma estromal do endométrio. Desenvolve-se no tecido conjuntivo de suporte (estroma) do endométrio. Se o tumor for de baixo grau, de crescimento lento e suas células cancerígenas não parecem muito anormais quando vistas sob o microscópio tem um melhor prognóstico. Um tumor de alto grau significa que as células cancerígenas são muito diferentes das células normais e o tumor tem crescimento rápido (geralmente já está disseminado e muitas vezes é mais difícil de ser tratado).
- Sarcomas indiferenciados. Esses cânceres começam no endométrio ou no miométrio. Eles crescem e se disseminam rapidamente e tendem a ter pior prognóstico.
- Adenossarcoma. Esse tipo de sarcoma tem células glandulares normais que são misturadas com as células cancerígenas do estroma (tecido conjuntivo de suporte).
Eles são tumores de baixo grau e, geralmente, têm um bom prognóstico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/09/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.