Sobre o Câncer em Adultos Jovens
Não existe uma definição exata que separe “cânceres infantis" de “cânceres em adultos jovens” ou quando exatamente uma pessoa com câncer é considerada um adulto jovem. Mas, para fins estatísticos, os cânceres em adultos jovens são muitas vezes considerados como aqueles que se iniciam entre os 20 e 39 anos.
O câncer não é comum em adultos jovens, mas uma grande variedade de tipos pode ocorrer nessa faixa etária e o tratamento desses cânceres pode ser um desafio por várias razões.
A maioria dos cânceres ocorre em adultos mais velhos. Os cânceres mais comuns em adultos mais velhos são o câncer de pele, câncer de pulmão, câncer colorretal, câncer de mama e câncer de próstata. Muitos tipos de câncer em adultos estão relacionados ao estilo de vida e fatores de risco, como tabagismo, obesidade, sedentarismo ou outros fatores ambientais. Uma pequena porcentagem está relacionada com alterações hereditárias que ocorrem no DNA.
Os cânceres que se iniciam na infância (antes dos 15 anos) são muito menos frequentes. Os tipos de câncer que se desenvolvem em crianças são diferentes dos tipos que se desenvolvem em adultos. Os cânceres infantis são muitas vezes resultado de alterações que ocorrem no DNA das células, às vezes até mesmo antes do nascimento. Ao contrário de muitos tipos de câncer em adultos, os cânceres em crianças e adolescentes não estão fortemente ligados ao estilo de vida ou a fatores de risco ambientais.
Os tipos de cânceres que ocorrem em adultos jovens são uma mistura de muitos tipos que podem se desenvolver em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.