[Câncer de Pele Melanoma] Carolina Farneti

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Carolina - Meu nome é Carolina, sou terapeuta ocupacional, mãe de três lindas crianças, infelizmente viúva recentemente.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Carolina - Meu esposo.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Carolina - Foi muito difícil, sofri bastante por ser da área da saúde, entendia bem o que iríamos enfrentar.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Carolina - O diagnóstico tardio (estágio 3), a progressão rápida da doença devido a uma mutação genética, a burocracia do plano de saúde mesmo frente a gravidade da situação, as limitações físicas impostas pela doença, efeitos colaterais dos tratamentos e manejo das dores.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Carolina - Acompanhando o tratamento, apoiando nos momentos mais difíceis, cuidando, com todo o amor e carinho, auxiliando no banho, locomoção, curativos e até mesmo algumas atividades de lazer quando possível.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Carolina - Sim. Ajudou a entender a doença e os melhores tratamentos, ao mesmo tempo trouxe um pouco de angústia e receio da progressão da doença.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Carolina - Ainda não. Dividia o tempo entre os cuidados com o meu esposo, que não podia ficar sozinho, filhos e trabalho (quando possível).
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Carolina - Não. Mas me preocupo com meus filhos, já iniciei acompanhamento dermatológico e melhora dos hábitos alimentares também.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Carolina - Tenha muita paciência, amor e carinho com o seu familiar, faça o seu melhor e esteja com ele o maior tempo possível, que ele sinta o quanto é importante para você. Busque apoio familiar, psicológico e espiritual, é uma doença cruel, dolorosa e desgastante para o paciente e a família.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Carolina - Internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Carolina - Continuem com este trabalho.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!