[Câncer de Pulmão] Clelia

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Clelia - Eu tenho 58 anos, sou de SP e moro com o meu marido.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Clelia - Meu pai teve câncer de pulmão de não pequenas células, faleceu de complicações da idade (86 anos). Não teve nenhum efeito colateral com quimioterapia e nem com radioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Clelia - No dia 13 de outubro de 2012 ele me ligou dizendo que não se sentia muito bem, mas não sabia explicar o que era. Achei estranho... Fui com ele no PS. do Hospital do Ipiranga e em um simples raio x apareceu aquela mancha no pulmão. E confirmado o câncer na tomografia, no mesmo dia. Quase perdi as forças... Senti uma dor indescritível... Estava sozinha com ele no hospital.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Clelia - O maior desafio foi procurar um hospital para tratar a doença. Depois de muita luta conseguimos no Icesp. Estávamos no hospital de 3 a 4 dias na semana. Era muito cansativo fazer exames de todos os tipos. Ele teve metástase cerebral e na laringe logo depois. Ele fez tratamentos para o pulmão quimio e radio, sendo um sucesso. Fez para a metástase cerebral uma radio cirurgia..outro sucesso,sem efeitos colaterais... O tumor desapareceu.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Clelia - Apoiei com muito amor, dedicação, largando a minha vida e tentando ajudar... Faria tudo novamente. 
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Clelia - Me informava pela internet. Me ajudou muito.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Clelia - Eu busquei apoio em Deus. Totalmente Nele...em Deus.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Clelia - Fiquei sim, mudei a minha alimentação e vou fazer alguns exames agora.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Clelia - Eu aconselho a se apegar com Deus. Que tenha muita fé... Para ter bom ânimo para lutar. Porque é muito difícil.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Clelia - Pela internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Clelia - Não... Este site é bem completo. Obrigada.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!