[Leucemia Mieloide Aguda (LMA)] Elaine Mota

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Elaine - Elaine, 27 anos, moro em SP, capital.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Elaine - Minha mãe teve leucemia. Minha avó e tio também por parte de mãe também tiveram câncer.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Elaine - Fiquei um pouco assustada, mas fiz o possível para buscar informações a respeito e dar o melhor suporte emocional à ela.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Elaine - Ver os efeitos na quimioterapia, as pessoas que ali também enfrentavam essa doença não podem fazer muito a respeito. Ver sofrer e não poder fazer nada.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Elaine - Apoio emocional, estando próxima fazendo as visitas no hospital, lavando as roupas e embalando de forma a não contaminar.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Elaine - Busquei muitas informações, não ajudou muito porque foi tudo muito rápido. Em um mês, diagnosticou, começou o tratamento e ela infelizmente partiu.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Elaine - Busquei depois de um tempo. Mas acredito que a terapia deve ser mais prolongada, pra poder lidar melhor com os sentimentos que vem posteriormente.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Elaine - Fiquei. Faço exames preventivos sempre que dá. E pretendo melhorar a alimentação, e fazer atividade física em breve.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Elaine - De muito amor, carinho, apoio. Porque nessas horas de angustia. E a melhor resposta que podemos dar. Muita oração. Mostrar sempre que esta presente. E tentar controlar os próprios sentimentos, para não passar a dor que esta sentindo para o familiar, e aumentar mais a dor dele. E entender que se a pessoa viver ou morrer, você fez o seu melhor. Tentar viver a vida da melhor forma possível. Valorizar mais as pessoas, os sentimentos, e menos as coisas materiais.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Elaine - Através de pesquisas a respeito de câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!