[Câncer de Próstata] Maria Tânia

Compartilhando Experiência
Maria Tânia
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Maria - Bom dia, boa tarde, boa noite. Me chamam de Tânia, sou casada há 28 anos, tenho 4 filhos homens e 4 netos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Maria - Meu pai trata um câncer de próstata. Do lado do esposo, tenho uma cunhada.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Maria - Sofri muito! Sofro até hoje, mas estou sempre procurando amenizar a situação não deixando que o sofrimento vença a batalha.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Maria - Ter uma rotina de cuidados higiênicos, alimentação e horários dos remédios. Leva-lo para o hospital nos horários certos e vê-lo chorando era o que mais me doía.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Maria - Em tudo: apoio emocional, físico, moral e espiritual. Lemos a bíblia todos os dias e falamos muito de Deus.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Maria - Com certeza me ajudou muito, pois os médicos de hoje não nos esclarecem como deveriam.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Maria - Sim , procurei. Me ajudou pois mesmo quando tentamos ser fortes, desmoronamos quando temos que falar no assunto. Aí choro, desabafo e depois me sinto melhor.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Maria - No princípio não, só pensava nele. Agora que estou me dando conta que posso adoecer e tenho que me cuidar para conseguir cuidar dele.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Maria - Paciência em primeiro lugar... As vezes ficamos muito sobrecarregados, portanto aceite ajuda, não seja orgulhosa, procure sair um pouco para pensar mais em você para poder aguentar e ter muito amor pela pessoa. Também é importante se colocar no lugar dela.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Maria - Pesquisando na internet.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!