13º Fórum Nacional Oncoguia - Dia 2 - 10/05/2023
O segundo dia do Fórum teve início com a discussão “Dificuldades de acesso ao diagnóstico precoce: como podemos avançar?”. Ouvimos patologistas em uma contextualização sobre as dificuldades de acesso ao diagnóstico, para entender as barreiras impostas que hoje impedem que esse processo aconteça de maneira precoce. Foram apresentados cases de como a biópsia pode ser feita com agilidade.
Conhecendo e discutindo os desafios da biópsia
Já sabemos que são muitos os desafios relacionados às biópsias e que precisamos avançar para que os pacientes consigam realizar o exame no prazo e obter o resultado com agilidade. Nessa mesa, reunimos os vários envolvidos nesse processo, desde a retirada da amostra até a análise do material, para conhecer os desafios postos e discutir possíveis soluções.
UNADIG: lab de diagnóstico para o câncer da Fiocruz
Apresentação do projeto que vem sendo desenvolvido pela equipe da Fiocruz em relação ao diagnóstico de câncer.
Dr. Rafael Kaliks, oncologista e diretor científico do Oncoguia, falou sobre "Avanços no tratamento do câncer: desafios do acesso na prática".
A mesa “Garantindo o acesso ao tratamento sistêmico do câncer no SUS: conhecemos os problemas e as soluções, mas o paciente continua sem acesso”, discutiu sobre os avanços significativos no tratamento do câncer nos últimos anos e a dificuldade de acesso a esses tratamentos pelos pacientes do SUS. A mesa reuniu vários especialistas envolvidos no tema para discutir sobre esses desafios e suas possíveis soluções. Gestores de hospitais, profissionais da saúde, representantes do governo e da sociedade, cada um contribuiu com o seu olhar para este desafio em comum.
Em debate recente, a Conitec definiu limiares de custo-efetividade para novas incorporações no SUS. Como mais um critério para a avaliação de tecnologias em saúde (ATS), o uso desses limiares começa a ser colocado em prática agora. A mesa “Limiares de custo-efetividade: acesso ou barreira?” discutiu sobre esse critério com especialistas no tema.
Existem várias iniciativas pelo país que estão fazendo diferente e garantindo mais acesso à saúde para pacientes oncológicos utilizando dados e ferramentas inovadoras para isso. A mesa “Conhecer para transformar: Dados, transparência e políticas públicas baseadas em evidência” apresentou projetos sobre navegação de pacientes, transparências nas filas de consultas e exames, centros especializados por tipo de câncer, e muito mais!
Confira abaixo a gravação completa do 13º Fórum Nacional Oncoguia:
- Abertura e + mesa 1. Dificuldades de acesso ao diagnóstico precoce: como podemos avançar?
- Mesa 2 + mesa 3. Conhecendo e discutindo os desafios da biópsia
- Mesa 4. Avanços no tratamento do câncer: desafios do acesso na prática
- Mesa 5. Garantindo o acesso ao tratamento sistêmico do câncer no SUS
- Mesa 6. Limiares de custo-efetividade: acesso ou barreira?
- Mesa 7 + encerramento. Conhecer para transformar: dados, transparência e políticas públicas