A dor não faz parte
O Instituto Oncoguia já vem, nos últimos anos, se envolvendo de diversas formas no tema câncer e dor, por meio de pesquisa com pacientes, audiências públicas sobre o tema, espaço aqui no portal e também em discussões em nossos eventos.
Nesse sentido, além de disponibilizar conteúdo para os pacientes a respeito dos tratamentos disponíveis para a dor oncológica, também entendemos que precisamos agir. Definimos então o objetivo de atuar pela disponibilização de tratamentos adequados para manejo da dor oncológica na saúde pública e suplementar.
No SUS, estamos acompanhando a atualização do protocolo de tratamento da dor crônica pela Conitec, tendo participado da consulta pública aberta e buscando propor alternativas de acesso.
Na saúde suplementar, atuamos na inclusão dos medicamentos para controle de efeitos adversos e adjuvantes relacionados ao uso da quimioterapia desde 2014 e, na última atualização do rol mínimo de cobertura dos planos de saúde em 2020, acompanhamos a atualização das diretrizes para que fique clara a obrigatoriedade na disponibilização desses medicamentos. Ainda estamos em busca do maior esclarecimento sobre a cobertura desses tratamento, como explicado aqui.
Nosso objetivo é informar e apoiar o paciente com câncer sobre todas as questões envolvidas no controle adequado da dor, questão ainda muito desvalorizada e desconhecida, por meio de diferentes estratégias educativas.