A glândula suprarrenal
As suprarrenais são pequenas glândulas que ficam acima de cada um dos rins. Os rins estão localizados na parte posterior e superior do abdômen.
A glândula adrenal tem duas partes. A parte externa, denominada córtex, que é onde a maioria dos tumores se desenvolve e tem a função de produzir hormônios, com uma estrutura química similar denominados esteroides. Eles são:
- Cortisol. Provoca alterações no metabolismo que ajudam o organismo a lidar com o estresse.
- Aldosterona. Ajuda os rins a regular a quantidade de sal no sangue e ajuda a regular a pressão sanguínea.
- Andrógenos adrenais. São hormônios que podem ser convertidos para as formas mais comuns dos hormônios sexuais estrogênio e testosterona em outras partes do corpo. A quantidade desses hormônios produzidos pela glândula suprarrenal é normalmente pequena se comparado com o que é produzido em outras partes do corpo. Os testículos produzem a maior parte dos andrógenos (hormônios masculinos) em homens. Os ovários produzem a maioria dos estrogênios (hormônios femininos) em mulheres.
A parte interna da glândula adrenal, denominada medula, é realmente uma extensão do sistema nervoso. Os hormônios do sistema nervoso, como a norepinefrina (noradrenalina) e epinefrina (adrenalina) são produzidos na medula. Os tumores que começam na medula adrenal incluem os feocromocitomas e os neuroblastomas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/01/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.