A Pele
A pele é formada por três camadas:
Epiderme. É a camada externa da pele, que protege do meio ambiente as camadas mais profundas, os tecidos e órgãos do corpo. Os principais tipos de células da epiderme são:
- Células escamosas. São células planas na parte externa da epiderme e estão em constante renovação.
- Células basais. Estão localizadas na parte inferior da epiderme. Elas se dividem constantemente formando novas células para substituir as células escamosas que revestem a superfície da pele. Quando chegam à superfície da epiderme, se tornam planas, formando células escamosas.
- Melanócitos. Essas são as células que podem se transformar em melanoma. Elas produzem um pigmento marrom denominado melanina, que dá a cor bege ou marrom à pele. A melanina protege as camadas mais profundas da pele dos efeitos nocivos do sol. Para a maioria das pessoas, quando a pele é exposta ao sol, os melanócitos produzem mais pigmento, bronzeando ou escurecendo a pele.
Derme. A derme é a camada localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e elasticidade da pele. A derme contém os folículos pilosos, as glândulas sudoríparas, os vasos sanguíneos e nervos que são mantidos no lugar pelo colágeno, proteína formada por fibroblastos, que fornecem à pele resiliência e resistência.
Hipoderme. A hipoderme é a camada mais profunda da pele. É composta pelo tecido conjuntivo, que envolve às células gordurosas e forma lobos de gordura. O tecido subcutâneo conserva o calor do corpo e tem um efeito de absorção de choque fornecendo proteção contra traumas físicos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.