A Pele
O câncer de pele basocelular e espinocelular são os tipos mais frequentes de câncer de pele. Ele começa na camada externa da pele (epiderme) e geralmente está relacionado à exposição ao sol.
A maioria dos cânceres de pele começa na camada externa da pele (epiderme). Os principais tipos de células nesta camada são:
- Células escamosas. São células achatadas na parte externa da epiderme e estão em constante renovação. Quando essas células crescem descontroladamente, podem originar o câncer de pele espinocelular ou carcinomas espinocelulares.
- Células basais. Estão localizadas na parte inferior da epiderme. Elas se dividem constantemente formando novas células para substituir as células escamosas que revestem a superfície da pele. Quando chegam à superfície da epiderme, se tornam planas, formando células escamosas. Os cânceres de pele que começam na camada basal são denominados cânceres de pele basocelulares ou carcinomas basocelulares.
- Melanócitos. Essas são as células que podem se tornar melanoma. Elas produzem um pigmento marrom denominado melanina, que dá a cor bege ou marrom à pele. A melanina protege as camadas mais profundas da pele dos efeitos nocivos do sol.
A epiderme é separada das camadas mais profundas da pele pela membrana basal. Quando o câncer de pele progride, geralmente cresce através dessa barreira e atinge as camadas mais profundas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 26/07/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.