ABCG requer proteção para pacientes traqueostomizados
O que houve?
A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) solicitou que a Comissão Externa destinada a acompanhar as ações preventivas do coronavírus no Brasil encaminhe indicação ao Ministério da Saúde sugerindo que sejam liberados, em caráter de urgência, os insumos de proteção respiratória para que a contaminação pelo coronavírus nos pacientes oncológicos e idosos, que são traqueostomizados, possa ser minimizada.
O coordenador da comissão, Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), fez a solicitação através da Indicação n° 324/20. Em seu texto, o parlamentar explicou que com aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus no Brasil, o governo vem adotando medidas de atendimento aos casos e intensificado atitudes para frear a disseminação do vírus. Argumentou ainda que a ostomia de traquéia é permanente, estando na base do pescoço e levando o ar poluído e contaminado direto ao pulmão e, por esta razão, estes pacientes necessitam das providências urgentes solicitadas.
A associação argumentou que os pacientes oncológicos são de baixo nível socioeconômico e cultural, e estão em situação de risco, principalmente por terem estoma exposto ao ambiente externo totalmente desprotegido, além de serem em sua grande maioria mudos de fala e idosos.
E agora?
A indicação será encaminhada ao Ministério da Saúde.