Ablação e outras terapias locais para câncer de rim
Sempre que possível, a cirurgia é o tratamento principal para os cânceres renais que podem ser removidos. No entanto, para pacientes que não estão aptos para a cirurgia, seja pelo estado da doença ou outras questões de saúde, outras abordagens podem ser usadas para destruir os tumores renais.
Conheça algumas terapias possíveis:
- Crioterapia. A crioterapia (ou crioablação) utiliza uma temperatura extremamente fria para destruir o tumor. Nessa técnica, uma sonda é inserida no tumor através da pele ou durante uma cirurgia laparoscópica. Gases muito frios são administrados através desta sonda, congelando a região onde está localizada a lesão e destruindo o tumor. O tipo de anestesia utilizado para a crioterapia depende de como o procedimento será realizado. Os efeitos colaterais incluem sangramento e lesões aos rins ou outros órgãos.
- Ablação por radiofrequência. Essa técnica utiliza ondas de rádio de alta energia para aquecer o tumor. Uma sonda fina como uma agulha é inserida através da pele até atravessar totalmente o tumor. A inserção da sonda é guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Quando a sonda está posicionada, passa-se uma corrente elétrica por ela, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. A ablação por radiofrequência geralmente é feita em ambulatório, com anestesia local. Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir hemorragias e lesões nos rins e outros órgãos próximos.
Outros tratamentos locais
Outros tipos de tratamentos locais também podem ser usados para destruir tumores no rim. Entretanto, como são abordagens recentes, ainda não existem dados sobre elas a longo prazo. Ainda assim, podem ser opções de tratamento para alguns pacientes.
- Ablação por microondas. Neste tratamento, segue-se a mesma premissa da ablação, mas ao invés de uma corrente elétrica, microondas eletromagnéticas são então criadas ponta da sonda para aquecer e destruir o tumor.
- Radioterapia corporal ablativa por estereotáxica. Também conhecida como radioterapia corporal estereotáxica, é um tipo de radioterapia. Os exames de imagem são usados para guiar os feixes de radiação no tumor de diferentes ângulos.
- Eletroporação irreversível. Neste tratamento, exames de imagem são usados para posicionar agulhas (eletrodos) ao redor do tumor. Essas agulhas criam um campo elétrico dentro do tumor, o que faz com que poros se formem nas paredes das células cancerígenas destruindo-as. Essa abordagem não utiliza calor ou frio para destruir as células, e pode ser útil em áreas onde é importante proteger as estruturas vitais, como os vasos sanguíneos próximos. Mas ainda são necessárias mais pesquisas para mostrar que a técnica é segura e eficaz.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.