Ações estratégicas de advocacy e awareness: foco saúde suplementar
Estamos há anos trabalhando para a mudança do cenário de incorporações de tecnologias na Saúde Suplementar. Desde estratégias de advocacy para a redução do prazo do ciclo de atualização do rol de procedimentos de cobertura obrigatória, até a participação no processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, estamos presentes buscando garantir a visão do paciente no processo.
Ao longo de 2022, a ANS vem estruturando o trabalho da comissão responsável por avaliar as tecnologias que entrarão ou não no rol dos planos de saúde, a COSAÚDE. Várias mudanças, vindas da própria agência ou decorrentes de pressão popular, fizeram com que o processo mudasse bastante ao longo dos últimos meses e anos.
Dado o compromisso do Oncoguia com a melhoria da Saúde Suplementar, realizamos análise dos primeiros meses de atividades da Cosaúde, incluindo nossas contribuições e reflexões sobre o processo, baseados nos insumos disponíveis publicamente.
Estivemos presentes em todas as reuniões técnicas e audiências públicas e participamos seja com contribuições ou ampla divulgação de todas as consultas públicas a respeito de tecnologias para o cuidado oncológico desde dezembro de 2021. É com base nessa experiência e expertise adquiridos ao longo dos anos que elaboramos o relatório que compartilhamos a seguir.
Para baixar o documento acima clique aqui
Esse não é o primeiro documento de análise que o Oncoguia elabora visando propor melhorias para o processo do rol da ANS. Também elaboramos documento de contribuição para a ANS onde apresentamos pontos para debate e para trazer para o olhar da Agência as mudanças que acreditamos serem necessárias para um processo de qualidade, sempre com foco no paciente. Acreditamos que com o avanço dos pontos que trazemos, a Agência se torna mais transparente, com discussões técnicas, e sempre visando uma participação social ampla.
Iniciativa de advocacy com foco na Saúde Suplementar
Nosso projeto com foco na Saúde Suplementar pretende, por meio de ações de advocacy, acompanhar discussões através de projetos de lei e por meio da movimentação das instâncias que dizem respeito ao tema. Além disso, busca evidenciar, com estratégias de comunicação e educação, a relevância do tema diante da sociedade.
Considerando tudo isso, são três as nossas frentes de atuação na Saúde Suplementar:
- Acompanhar proposições legislativas com foco na redução do prazo para a revisão do rol e que busquem estabelecer um modelo diferenciado e sustentável para incorporação de medicamentos quimioterápicos orais (confira mais informações aqui)
- Participação ativa nos fóruns de discussão da ANS (CAMSS, COSAÚDE, Oncorede)
- Me guia: campanha educativa com foco em ampliar o engajamento de pacientes, ongs, profissionais de saúde e demais interessados em melhorar a Saúde Suplementar.