Aconselhamento genético para pacientes com câncer de ovário
Se você foi diagnosticada com carcinoma epitelial de ovário, seu médico provavelmente recomendará que você faça aconselhamento genético para decidir se deve realizar exames para determinadas alterações genéticas hereditárias, mesmo que você não tenha histórico hereditário de câncer. As mutações mais frequentes encontradas estão nos genes BRCA1 e BRCA2, mas alguns cânceres de ovário estão associados a mutações em outros genes, como ATM, BRIP1, RAD51C/RAD51D, MSH2, MLH1, MSH6 ou PMS6.
Os testes genéticos para diagnosticar as mutações hereditárias podem ser úteis de várias maneiras:
- Se você tem uma mutação genética, pode existir a probabilidade de ter outros tipos de câncer. Nesses casos, recomenda-se a realização de exames para diagnosticar a doença precocemente.
- Se você tem uma mutação genética, é recomendado que seus familiares realizem o teste para saber o risco de câncer.
- Se você ter uma mutação BRCA1 ou BRCA2, em algum momento poderá fazer o tratamento com terapia-alvo, como os inibidores PARP.
- Mesmo que você não tenha nenhuma das mutações genéticas citadas acima, seu tumor pode ser testado para alguns desses genes anormais, pois você terá mais opções de tratamento.
O geneticista pode ajudá-la a entender os prós, contras e possíveis limites de um teste genético. Também pode lhe ajudar a determinar se o teste é indicado para você.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/04/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de ovário
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer de ovário
- Estadiamento do câncer de ovário
- Outros exames para diagnóstico do câncer de ovário
- Biópsia para diagnóstico do câncer de ovário
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de ovário
- Detecção precoce do câncer de ovário
- Sinais e sintomas do câncer de ovário