Alternativas à Reconstrução Mamária
Algumas mulheres optam por não fazer a reconstrução após a mastectomia. Elas simplesmente decidem que não querem fazer mais nenhuma cirurgia além das necessárias para tratar a doença, ou desejam simplesmente voltar às suas atividades normais o mais rápido possível. Algumas mulheres se sentem mais confortáveis com a aparência após a cirurgia. Os custos também podem ser um problema, especialmente para aquelas que não têm plano de saúde.
Para outras mulheres, a reconstrução mamária pode ser difícil, ou mesmo impossível, devido a outros problemas de saúde, como obesidade, anorexia ou problemas circulatórios
As mulheres que não fazem a reconstrução mamária têm basicamente duas opções: usar uma prótese ou simplesmente não usar nada.
Prótese mamária
A prótese mamária é uma forma de mama que pode ser usada dentro de um sutiã ou presa ao corpo, simulando a aparência e a sensação de uma mama natural. Essa é uma opção para as mulheres que decidiram não fazer uma cirurgia de reconstrução, mas querem manter o mesmo aspecto sob suas roupas.
A maioria das próteses é feita com material que imita o movimento, sensação e peso do tecido natural da mama. Uma forma e peso adequado fornece o equilíbrio que o corpo precisa para a postura correta e sustenta o sutiã.
Escolhendo o sutiã
O sutiã certo para você pode muito bem ser aquele que você sempre usou. Às vezes, um ajuste pode ser necessário. Dependendo da sensibilidade durante a cicatrização, um extensor de sutiã pode ajudar, pois aumenta a circunferência, evitando assim que ele aperte a mama.
Se você decidir usar uma prótese embutida no sutiã, vai precisar fazer uma adaptação na peça. Também existem sutiãs próprios para mulheres mastectomizadas para serem usados com próteses. Converse com seu médico para decidir a melhor opção de sutiã para seu caso.
Sem as mamas
Algumas mulheres que não fazem a reconstrução mamária decidem não usar nada. Ou usam uma prótese apenas para sair na rua. Algumas pacientes não se adaptam com as próteses, enquanto outras realmente não sentem essa necessidade.
Para a maioria das mulheres, a retirada das mamas não afeta em nada sua vida. Mas se você teve apenas uma mama removida, pode ter alguns problemas com equilíbrio, postura ou até mesmo dor nas costas. Este é um dos motivos pelos quais algumas acabam optando pela prótese - para equilibrar o peso. Converse com seu médico sobre suas opções se você acha que isso pode ser um problema para você.
Se você até gosta da ideia de não usar nada, mas está preocupada com a reação das pessoas, experimente. Tente sair sem prótese algumas vezes. Você perceberá que muitas pessoas não notam a diferença. Mas se ainda você se sentir insegura ou desconfortável, pode optar por usar a prótese.
Se você optar por não usar nada, considere usar roupas que possam ajudá-la a se sentir mais à vontade. Evite usar roupas justas ou que evidenciem essa região do seu corpo! Cachecóis e lenços também podem ajudar no começo.
Algumas mulheres até gostam de não ter mama, mas acabam ficando desconfortáveis com a ausência dos mamilos. Algumas empresas agora fabricam próteses de mamilo, que são feitas de silicone ou outros materiais e se parecem com mamilos reais.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Tratamento do Câncer de Mama Inflamatório
- Tratamento do Câncer de Mama Triplo-Negativo
- Imunoterapia para Câncer de Mama
- Tratamento do Câncer de Mama por Estágio
- O que esperar da Cirurgia de Reconstrução Mamária
- Mastectomia para Câncer de Mama
- Tratamento do Câncer de Mama durante a Gravidez
- Terapia Alvo para Câncer de Mama
- Preparando-se para a Cirurgia de Reconstrução Mamária
- Radioterapia para Câncer de Mama
- Quimioterapia para Câncer de Mama
- Hormonioterapia para Câncer de Mama
- Converse com o Cirurgião sobre a Reconstrução Mamária
- Exercícios após a Cirurgia do Câncer de Mama
- Opções de Reconstrução Mamária
- Biópsia do Linfonodo Sentinela para Câncer de Mama
- Cirurgia para Câncer de Mama
- Cirurgia Conservadora da Mama
- Cirurgia de Reconstrução Mamária