Apesar de queixas de pacientes, fabricante diz que ONCO BCG está regular no mercado
O que houve?
O Instituto Oncoguia, no último dia 10 de agosto, enviou ofício à Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), fabricante do insumo ONCO BCG, em que relatou à instituição problemas identificados que envolvem a fabricação e a distribuição do produto, utilizado no tratamento de câncer de bexiga.
No início do ano, constatamos novamente em nossos canais de atendimento um aumento expressivo de casos de falta da ONCO BCG nas distribuidoras, acarretando com isso a interrupção do tratamento de vários pacientes oncológicos que contam com o insumo, tanto na rede pública como na suplementar e particular.
Tendo em vista que a situação vem ocorrendo com frequência considerável e que muito nos preocupa a instabilidade na fabricação e distribuição do fármaco, questionamos a FAP os motivos que ensejaram o problema, o prazo estimado para sua regularização, as estratégias de comunicação da FAP sobre as alternativas terapêuticas disponíveis no mercado e as providências adotadas pela empresa para que isso não se repita.
A FAP respondeu prontamente a demanda, informando que não existe nenhum problema com a produção do produto ONCO BCG. A fabricante informou ainda que reiniciou a produção em março de 2018 e que a colocação no mercado para a venda se iniciou no dia 4 de junho por meio dos distribuidores credenciados. A FAP afirmou que o fornecimento do fármaco encontra-se regular desde então, e que para o mês de agosto estará disponível nos distribuidores a partir do próximo dia 20.
Por fim, a empresa disse que espera que a regularização do produto ocorra normalmente nos próximos meses. Com relação às providências, a FAP informou estar aumentando a produção da ONCO BCG visando atender uma demanda maior.
E agora?
O Instituto Oncoguia segue atento às demandas sobre a falta do imunoteráico ONCO BCG, que nos chegam principalmente via nosso programa nacional gratuito de apoio ao paciente, o Ligue Câncer: 0800 773 1666. Se você é paciente, não deixe de nos contatar caso encontre dificuldades em adquirir o medicamento.