Apresentado parecer ao PL que cria o mês de conscientização sobre o câncer de cólon e reto
A senadora Zenaide Maia (PROS-RN) apresentou parecer favorável com emenda ao Projeto de Lei 5024/2019, que estabelece o mês de março como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto.
Oriundo da Câmara dos Deputados, o projeto pretende estabelecer que durante o mês de março sejam realizadas campanhas informativas para esclarecimento e compreensão da enfermidade bem como para sua prevenção.
Em sua emenda, a relatora sugeriu a retirada do artigo 4º, por atribuir competência ao Poder Executivo de promover eventos e atividades para divulgação, de forma integrada com os demais entes da federação, o que incorre em inconstitucionalidade por vício de iniciativa.
Para a relatora, é de grande importância estabelecer um mês de conscientização da doença, tendo em vista que o câncer colorretal tem alta incidência e elevada letalidade no Brasil. Além disso, destacou que “o sucesso do tratamento depende de um rastreamento efetivo e da detecção precoce das lesões neoplásicas”.
E agora?
O parecer da relatora, senadora Zenaide Maia (PROS-RN), será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
Documentos:
- PL 5024/2019
- Parecer da relatora, senadora Zenaide Maia (PROS-RN).
Fonte: NK Consultores.