Aprovada proposta que cria Fundo Nacional de Combate ao Câncer
O que houve?
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou a Proposta de Emenda à Constituição n° 60/19, do deputado Eduardo Braide (PMN-MA), que altera o ato das disposições constitucionais transitórias para instituir a criação do Fundo Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer.
A proposta institui o Fundo Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer, com o objetivo de garantir a efetivação de políticas públicas de prevenção ao câncer e o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado às pessoas com a doença. A matéria também sugere a destinação de parte da receita da arrecadação do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI incidente sobre cigarros e derivados do tabaco e bebidas alcoólicas para o Fundo.
O relator da proposta, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), informou que a matéria não trará prejuízos significativos. “A proposição, cujos recursos serão destinados ao financiamento da execução de políticas públicas voltadas para a prevenção ao câncer não foi objeto de nenhuma outra proposta que tenha sido rejeitada ou tida por prejudicada nesta sessão legislativa. Este repasse ao Fundo de que trata a PEC além de ser uma importante parcela do financiamento do tratamento adequado das pessoas com câncer não trará prejuízos significativos aos entes federados subnacionais que poderiam colocar em risco o equilíbrio do pacto federativo”, argumentou.
Por fim, o deputado explicou que há pequenos reparos na redação da proposição que podem ser adequadamente sanados na Comissão Especial que será instalada para examinar o mérito da matéria.
E agora?
Será criada a Comissão Especial para analisar o mérito da proposta. A matéria ainda será analisada pelo plenário da Câmara dos Deputados.