Aspectos emocionais do teste genético
O conhecimento dos resultados do teste pode ter efeitos prejudiciais nas emoções, nas relações sociais, nas finanças e nas escolhas médicas de uma pessoa.
As pacientes que recebem um resultado positivo do teste podem sentir-se ansiosas, deprimidas ou com raiva, especialmente no momento em que sabem o resultado. Ao tomar conhecimento que é portadora de uma mutação BRCA, a paciente pode ter dificuldade em decidir se deve fazer uma cirurgia preventiva ou mesmo que tipo de cirurgia realizar.
As pacientes que recebem um resultado negativo podem experimentar a ”culpa do sobrevivente” provocada por saber que não têm um risco aumentado de desenvolver uma doença que afeta um ou mais de seus familiares.
Como os testes genéticos podem mostrar informações sobre mais de um familiar, as emoções provocadas pelos resultados dos testes podem criar tensão entre os familiares. Os resultados dos testes também podem afetar as escolhas da vida pessoal, como decisões sobre carreira, casamento e filhos.
Por fim, há uma pequena probabilidade dos resultados dos testes não serem precisos, levando as pessoas a tomarem decisões com base em informações incorretas. Embora sejam raros os resultados imprecisos, as pessoas com essas preocupações devem abordá-las com seus médicos durante o aconselhamento genético.
Texto originalmente publicado nos sites National Cancer Institute (30/01/2018), National Breast Cancer Foundation (25/09/2020) e Susan G. Komen (25/02/2020), livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.